segunda-feira, 26 de novembro de 2007

: : Balanço do Evento! : :




: : Balanço do Evento! : :


Primas e primos!!

Passados 03 dias do nosso evento, volto até vocês para fazer um rápido balanço do que conseguimos realizar.
Domingo, 25/11/2007, a partir das 10:00 horas, estivemos no Cemitério dos Imigrantes, em Joinville-SC, onde, com a presença de mais de 100 familiares, do pastor luterano Ari Knebelkamp (da Igreja da Paz) e da Sra. Margit Olsen (representando o Prefeito de Joinville Marco Antônio Tebaldi e o Presidente da Fundação Cultural de Joinville) foi realizada uma cerimônia junto ao obelisco situado no alto do cemitério, em memória do casal Friedrich e Caroline Schwarz Krüger e de seus 04 filhos, que com eles imigraram.
Para tanto, depositei, em nome da família, um ramalhete de flores no local como lembrança da data, o que foi seguido de um pequeno pronunciamento. Após esse ato, a cerimônia foi conduzida pelo pastor Ari, que valorizou os elementos da família e do respeito às nossas origens, culminando com uma bênção a todos.





Na seqüência, descemos todos à Casa da Memória onde, depois de umas breves palavras que fiz a respeito do histórico da família e do significado dos elementos do nosso brasão, foi inaugurada uma placa em metal contendo o brasão da família com a menção aos 150 anos.
O descerramento da placa foi efetuado pela prima Sophia Krüger (representando o ramo de Gustav Krüger), única bisneta do imigrante Friedrich Krüger presente ao evento, e pelo primo Jorge Aurélio Krüger Junior (representando o ramo de Wilhelm Krüger).





Toda essa parte do evento foi filmada e o pastor Ari irá dedicar à nossa família o programa que ele comanda na TV Cidade e na TV Barriga Verde (Bandeirantes), intitulado "Programa Momento Novo", exibindo imagens e trechos de pronunciamentos.
Após essa parte, dirigimo-nos todos ao Grêmio Esportivo 25 de Agosto, também em Joinville, onde cerca de 220 pessoas se confraternizaram em clima de muita alegria. Foi distribuído um crachá a cada um dos presentes que haviam confirmado presença (na cor vermelha para os descendentes de Wilhelm Krüger, filho mais velho do imigrante, e na cor azul para os descendentes de Gustav Krüger, o segundo filho).
O texto contendo a genealogia impressa da família com os dados que reunimos até o presente circulou no salão do almoço e, em 6 aramados, exibimos o brasão, um histórico dos Krüger e fotos de várias épocas.

A prima Sophia Krüger, bisneta do imigrante, foi homenageada, inclusive pelo seu aniversário de 85 anos que aconteceria 02 dias após. E, como coralista há 55 anos, nos brindou cantando uma canção natalina.




Dentre os presentes, parentes de 05 gerações, vindos de 02 países (Brasil e Estados Unidos), 07 Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Florida e Arizona) e 17 cidades (Rio de Janeiro-RJ, Santos-SP, Curitiba-PR, Colombo-PR, Joinville-SC, São Francisco do Sul-SC, Barra Velha-SC, Jaraguá do Sul-SC, Indaial-SC, Florianópolis-SC, Porto Alegre-RS, Marau-RS, Pelotas-RS, Cruz Alta-RS, Rio Grande-RS, Miami-FL e Taylor-AR).
Pretendemos reunir o material relativo aos eventos (filmagens, fotos, etc.) para editarmos um DVD, que poderá ser distribuído aos parentes como um registro desse momento histórico para todos nós.
Alguns parentes comentaram que, no próximo ano, deveria ser feita uma nova reunião de família. Acrescentei que, em 2008, teremos os 200 anos de nascimento do imigrante Friedrich Krüger: um bom motivo para nos reunirmos outra vez!
Por fim, só posso agradecer à paciência de todos vocês, primas e primos, que durante todos esses meses têm recebido meus mails, scraps, telefonemas e, com a maior boa-vontade e amizade, os têm respondido e enviado dados genealógicos, bem como participado com suas sugestões e apoio.
Agradeço especialmente à prima Gisleine Krüger Pereira, verdadeira guerreira, que deu sua inestimável ajuda coletando dados para a genealogia, divulgando o evento entre os parentes e incentivando-os a participar, muitas vezes deixando a vida pessoal de lado para atender às necessidades do evento.

Um forte abraço a todos e... até a próxima!!

Paulo Roberto da Silva
tetraneto de Friedrich Krüger
JOINVILLE-SC



É proibida a reprodução do conteúdo deste blog para fins comerciais. Desde que autorizado pelo autor e sendo citada a fonte, é permitida a reprodução deste conteúdo para fins didáticos. Solicite autorização por e-mail: paulo_joinville@yahoo.com.br

Postar um comentário